sábado, março 21, 2009

Esboço completo sobre o livro de Gênesis

Gênesis
Tema: Este livro é bem definido pelo seu titulo gênesis, que significa. Principio, porque e a historia do principio de todas as coisas principio de céu e da terra, o principio de todas as formas de vida, e todas as instituições e relações humanas, nele se encontram todos os começos de todas grandes doutrinas, referentes a Deus, ao homem, ao pecado e a salvação.
O primeiro versículo anuncia o propósito do livro: No principio criou Deus os céus e a terra
O livro relata como se tornou necessária a redenção devido ter o homem pecado e caído nas trevas, e como Deus escolheu uma nação a fim de que levasse a luz da verdade divina às demais nações

Autor: Moisés

Esfera de ação: Da criação ate a morte de José, abrangendo um período de 2.315 anos, de cerca de 4004 a 1689 antes de Cristo.

Conteúdo: O contesto de gênesis gira em torno de nove fatos principais

1 .A criação (caps 1,2)
2. A queda (cap 3)
3. A primeira civilização (cap 4)
4. O dilúvio (cap 5-9)
5. A dispersão das nações (caps 10-11)
6. Abraão (caps 12 a 25)
7. Isaque (caps 17 a 35)
8. Jacó (caps 25 a 35)
9. José (caps 37 a 50)

1 A criação. Caps 1 a 2

O grande Deus, Criador completou em seis dias a obra da criação. A ordem da criação é a seguinte

Preparação e separação
1ª dia – Luz
2ª dia – Ar
3ª dia –Àgua-Terra-Planta

Complemento e termino
4ª dia – Luzeiros (corpos celestes)
5ª dia – Aves – Peixes
6ª dia – Animais – O homem

No sétimo dia Deus descansou dando ao homem exemplo, de que ele precisará trabalhar, mas também terá que descansar, o descanso é muito importante na vida do ser humano.
Depois de ter criado o homem, a coroa da criação, Deus declarou que tudo era muito bom, o segundo capitulo mostra-nos como Deus,preparou o primeiro lar do homem,como realizou a primeira cerimônia de casamento,e como colocou duas arvores no jardim,feitos que ensinam as seguintes lições:Se adão e sua esposa escolhessem o bem e recusassem o mal comeriam sempre da arvore da vida, caso contrario morreriam
No capítulo dois encontramos uma repetição do relato da criação, comparando porem os dois capítulos notaremos que o primeiro nos da um relato geral dos acontecimentos ao passo que o segundo nos dá o mesmo relato acrescido de detalhes suplementares, que salientam partes especiais da história. Esta ação do ação do Espírito Santo em relatar duas vezes o mesmo fato, nas sagradas escrituras, a teologia sistemática da o nome de: lei da dupla referencia.

Veja Efésios 4.24, Colossenses.3.10 sobre a afirmação que o homem foi feito à imagem de Deus.
Veja. Jô: 33:4 – 35:10 – Colossenses: 16. Sobre a afirmação Façamos o homem


2. A queda.cap.3

Observe:
A possibilidade de tentação; A arvore do conhecimento do bem e do mal foi posta no jardim a fim de que o homem fosse experimentado e aprendesse a servir a Deus por sua livre vontade.
O autor da tentação; A serpente representa o Diabo, é também um agente seu.
A sutileza da tentação; A serpente conseguiu pôr uma duvida na mente de Eva.
O êxito da tentação; Adão e Eva desobedeceram a Deus e tornaram-se consciente de culpa.
O primeiro juízo
A) Sobre a serpente: degradação
B) Sobre a mulher: dor e submissão ao homem
C) sobre o homem: trabalho árduo até a sua morte, num solo cheio de espinhos.
D) Sobre o Homem e seus descendentes: exclusão da árvore da vida no paraíso de Deus
6. O primeiro anuncio da redenção
a)A redenção prometida (Gen: 15)”Porei inimizade contra ti e a mulher,entre a tua descendência,e o seu descendente” .Isto è haverá uma luta entre o homem e o poder que causou a sua queda.”Este te ferirá a cabeça” – O homem será vitorioso por meio de seu representante, o filho do homem (Atos: 38; I João.3:8).”E tu lhe ferirá o calcanhar” – mas a vitória será por meio de sofrimento, por meio da morte do descendente da mulher.
Cristo.(Gálatas: 4;Isaías:14,Mateus. 1:21).

b)A redenção figurada. Senhor imolou a vitima do primeiro sacrifício a fim de vestir os primeiros culpados – um quadro da cobertura da consciência culpada por meio de sacrifício de sangue

Nota: O livro de Gênesis é o relato do desenvolvimento da promessa de redenção, e demonstrada seu curso através de vários indivíduos e famílias.

3- A primeira civilização (cap 4)
1 A historia de Caim ,mostra como o pecado tornou-se hereditário e conduziu ao primeiro homicídio (I João 3:12)
2 A historia de Abel ensina como aqueles que participam da culpa e do pecado de Adão, podem ser aceitos na presença de Deus por meio da oferta de um sacrifício expiatório
3 A primeira civilização.Caim tornou-se o fundador de uma civilização que incluiu uma cidade, agricultura, manufatora e artes caráter desta cidade foi marcado pela violação da lei do matrimônio e pelo espírito de violência (4:19ª24)
4 O nascimento de sete Abel morreu;Caim foi rejeitado;a promessa da redenção passou ao terceiro filho de Adão,Sete (4:25)


4- o dilúvio (cap 5 -9)

Havia agora duas classes de homens no mundo os ímpios caimitas e os piedosos setista.(4:25,26) A linhagem escolhida de sete perdeu-se se unindo em matrimonio com os caimitas,gerando um estado de impiedade na terra que exigia o juízo de Deus
Dos descendente de sete somente a família de Noé permaneceu fiel a Deus. Noé tornou-se o escolhido por meio de quem a promessa da redenção continuou o seu curso até o seu comprimento (5:29-6:8).
Note a genealogia no cap cinco, começa com Adão e termina com Noé
Façamos um resumo dos principais acontecimentos destes capítulos.
1ª genealogia de Noé (cap. 5)
2ª construção da arca(cap. 6)
3ª A entrada na arca.(cap. 7)
4ª A saída da arca.(cap .8)
5ª.O pacto com Noé.(cap. 9)
Observe o estado adiantado da civilização na época do dilúvio(4:16ª21) os descendentes de Caim foram os edificadores das primeira cidade e originadores das principais artes,De que deve nos lembrar aqueles dias (Mateu.24:37-39)
Deus destruiu o mundo pelo dilúvio e começou uma nova raça com a família de Noé. Prometeu que a terra nunca mais seria destruída pelo dilúvio, e pos o seu arco como sinal deste pacto. O Senhor renovou renovou o encargo dado á Adão, a saber povoar a terra. Há uma solene proibição de assassinato acrescida no aviso de que “se alguém derramar sangue do homem, pelo homem será derramado o seu”.
Isto assinala a delegação de autoridade ao homem para governar os seus governantes e punir o crime. Antes disto somente Deus poderia castigar o homem
Mais tarde Noé predisse o futuro de seus três filhos (9:18_27), e apontou sem como a semente escolhida pela qual Deus abençoara o mundo.

Nota: Genealogia é o registro dos antepassados de alguém,encontramos muitas genealogias na Bíblia, o propósito principal da maiorias delas,como a deste capítulo, é conservar um registro da linhagem da qual virá o descendente prometido .Cristo (Gen, 3:15).


5 - Disperção das Nações (caps. 10 e 11)

Como introdução ao estudo das nações,leia novamente e com cuidado a profecia de Noé concernente a seus três filhos(9:24-27).Estas profecias cumpriram-se maravilhosamente. Concernente a descendência de Cão;os egípcios foram castigados com diversas pragas;a terra de Canaã foi entregue por Deus 800anos mais tarde aos israelitas sob Josué que destruiu muitos, e obrigou o resto a fugir , alguns para a África,e outros para vários paises,As condições atuais do povo da África nos a conhecemos
Com respeito a Jafé “.Engrandeça Deus a Jafé” – Compriu-se no extenso e vasto território ocupado por ele,todas as ilhas e países do oeste,e depois que os gregos e depois os romanos,subjugaram a áfrica e Ásia eles então ocuparam as moradas de sem e Canaã
Com respeito a Sem “Bendito seja o Senhor,Deus de Sem”.isto é ele e sua igreja habitaria nas tendas de sem,dele surgiria o Messias, e a adoração do verdadeiro Deus seria preservada entre as suas descendência, sendo os Judeus a posteridade de Sem.
Observe as relações entre os capítulos 10 e 11.O capítulo 10 indica as moradas separadas das raças e o capítulo 11 explica como se deu esta separação
Depois do dilúvio os descendentes de Noé,liderados por Ninrode (10:8-10 )levantam-se em rebelião contra Deus,e como manifestação disto,começam a construir a Torre de Babel,era seu propósito construir uma “ liga das nações”contra a Deus Deus destruiu este plano confundindo suas línguas,e espalhando-os sobre a extensão da terra


Esboço simplificado dos capítulos 10 e 11

1) A unidade da raça e da linguagem
2) O local do acontecimento a terra de Sinear
3) O propósito da torre de Babel
4) O juízo de Deus – a confusão das línguas


7 – ISAQUE (Caps. 17 a 35)

Nasceram dois filhos a Abraão, Ismael e Isaque, Isaque foi escolhido como Herdeiro da promessa.
A vida de Isaque é quieta e sossegada, e muito diferente de seu pai .Ele foi no entanto como seu pai na questão da fé, foi um homem de fé, um instrumento de benção,note que a promessa lhe é repetida. (cap.26).
Aprenda os seguintes fatos referentes a Isaque:

1) SEU NASCIMENTO PROMETIDO A ABRÃO. (15;4-17:19)
2) AMARRADO SOBRE O ALTAR DE SACRIFÍCIO.(22.9).
3) ABRAÃO ESCOLHE UMA ESPOSA PARA ELE.(CAP.24)
4) DEUS LHE APARECE E RENOVA O PACTO FEITO COM O SEU PAI.(26:2-5)
5) ENGANADO POR JACOB.(27:18)>
6) SUA MORTE.(35:28, 29).



8 – JACOB (caps.25 a 35)

Nasceram a Isaque dois filhos:Esaú e Jacob, Esaú foi rejeitado e Jacob foi escolhido como portador da benção (25,23).O caráter desses dois filhos revela-se pela atitude ante essa promessa (25;29 a 34).
Aprenda os acontecimentos importantes na vida de Jacob
1) COMPROU A PRIMOGENITURA DE SEU IRMÃO (25:33)
2) ENGANOU O SEU PAI. (27:18-27).
3) A FUGA PARA PADÃ-ARÃ. (27:43-28:5)
4) A VISÃO E O VOTO.(28:10).
5) SUAS TRANSAÇÕES COM LABÃO.(CAP.31)
6) A LUTA COM UM ANJO.(32:24.
7) A RECONCILIAÇÃO COM ESAÚ.(CAP.33)
8) A DESCIDA AO EGITO E O ENCONTRO COM JOSÉ.(CAP.43)
9) SUA MORTE E SEPULTAMENTO.(49:33-50:13)





6 – Abraão (caps.12 a 25)

È interessante notar aqui que os primeiros 11 capítulos de gênesis, abrangem mais ou menos dois mil anos,espaço quase igual a todo o restante da bíblia .O Espírito Santo passa ligeiramente sobre estes acontecimentos, até chegar à Abraão .ai dentem-se e dedica mais espaço a esta pessoa do que os 2.000 anos da historia humana anterior, A razão é evidente. O pai dos que crêem desempenha um papel importante na história da redenção
No capitulo 5 encontramos a genealogia de Noé iniciada em Adão,em Gênesis 11:10-26 verificamos que a relação continua. Deus ainda esta guardando um registro dos antecessores da descendência da mulher, esta genealogia começa com sem e termina em Abraão, e com este homem que deus faz uma promessa maravilhosa (Gen.12: 1 a 3)
A promessa de Gênesis 3;15 Deus passou para Abrão,Deus o separou de seu ambiente pagão,e alem de promessas pessoais, lhes fez a seguintes promessas nacionais e universais (vers. 12:1 a 3)
1) Que lhe seria dado uma terra (Canaã)
2) que seria o pai de uma nação (Israel)
3)Que por meio desta nação todas as outras seriam abençoadas Redentor prometido em Gen.3:15 viria de uma nação descendente de Abraão
Um estudo da vida de Abraão revelará que ele é uma vida de fé – Fé que foi demonstrado desde a é poça em que foi chamado, até quando lhe foi ordenado que sacrificasse seu filho Isaque. Sua vida é uma ilustração do tipo de pessoa que recebera a benção prometida em 12; 3,e uma profecia da verdade, que a salvação seria pela fé,(Gálatas;8 – Romanos cap. 4)
Neste estudo teremos tempo apenas para apresentar um ligeiro esboço da vida deste patriarca convido aos leitores a ler todos os capítulos de sua história, a prender com os fatos e detalhes que vão aparecendo por si mesmo .Aprenda os seguintes fatos da vida de Abraão

1) CHAMADA PARA IR A CANAÃ (12:1 A 5 )
2) A DESCIDA AO EGITO E OS ACONTECIMENTOS ALI (12:10 A 20)
3) A SEPARAÇÃO DE LÓ, E SUA LIBERTAÇÃO DO CATIVEIRO (13:5 A 11 – 14; 14).
4) O RECEBIMENTO DO PACTO DE DEUS E A SUA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ (15:6 A 18)
5) A CIRCUNCISÃO COMO SINAL DE PACTO (17:9 A 14)
6) O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE ISAQUE ( 17;15 A 19 – 18:1 A 15)
7) A INTERCESSÃO A FAVOR DE GOMORRA (18:23 A 33)
8) A DESPEDIDA DE AGAR E ISMAEL. (21; 14).
9) O OFERECIMENTO DE ISAQUE (CAP.25)
10) A ESCOLHA DE UMA ESPOSA PARA ISAQUE. (CAP. 24)
11) OS FILHOS COM QUETURA.(25:1 A 4)
12) SUA MORTE.(25:8).




9 – José (caps.37 a 50)
A historia de José um jovem de 17 anos,o favorito de seu pai,Israel ao qual lhe manifestava seu afeto e apreço assim causando a inveja dos outros filhos, José também foi favorecido pela Senhor, que lhe revelou por sonho que ele reinaria sobre os membros de sua família. Isto enfureceu seus irmão que o venderam para o Egito,onde depois de muitas adversidades,tentações e anos de espera para o cumprimento da promessa, foi elevado a vice governador da terra, quando vieram seus irmãos para comprar cereais e se inclinaram diante dele a promessa se cumpriu, seus sonhos se realizaram.
O significado da historia. As experiências de José estavam ligadas ao plano de redenção que já mencionamos .Deus permitiu que ele fosse vendido para o Egito e sofresse para ser elevado,e dessa maneira ter a oportunidade de alimentar a família escolhida durante a fome,colocá-la num território onde pudesse se tornar uma grande nação, e passar por diversas experiências, ate que Jeová a conduzisse a conquista da terra prometida. 945;7,8-50:20).
Esboço da vida de José.
1) AMADO POR SEU PAI. (37:3).
2) INVEJADO POR SEUS IRMÃOS. (37:4)
3) VENDIDO AOS ISMAELITAS.(37:18 A 36).
4) FAVORECIDO PELO SEU SENHOR.(39:1-6)
5) TENTADO PELA ESPOSA DE SEU SENHOR. .(39:7-19)
6) PRESO POR POTIFAR.(39:20-41:13)
7) ELEVADO POR FARAÓ.(41:1-44)
8) NÃO RECONHECIDO POR SEUS IRMÃOS NA PRIMEIRA VEZ QUE VIERAM.(42:7-44; 40).
9) REVELADO AOS SEUS IRMÃOS NO SEGUNDO ENCONTRO.(45:1-15).
10) REUNIDO A SEU PAI JACOB.(46:28-34)
11) SUA MORTE.(50:22-26).

NOTA: A vida de José representa alguns tipos notáveis de Cristo. O AMOR de seu pai pra com ele. Gen.37;3-João.5;20).O ódio de seus irmãos(Mateus 27;1,22,23). Sua paciência no sofrimento.(Tiago.5:11).Sua elevação por faraó. (Marcos.16:19).Seu matrimonio com uma mulher gentílica,durante a rejeição de seus irmãos.(Atos15:14). A revelação de si mesmo a seus irmão no segundo encontro.(Zacarias.12:10)